|
Para que servem os atributos rel=”nofollow”, rel=”noreferrer”, rel=”noopener” e rel=”external” em um link?
O atributo rel especifica a relação entre o seu domínio e o domínio linkado no documento atravez do anchor (<a>), e sempre é usado com o atributo href presente.
Entendendo o atributo rel do html, seus principais valores e sua utilidade no SEO
O atributo rel especifica a relação entre o seu domínio e o domínio linkado no documento atravez do anchor (<a>), e sempre é usado com o atributo href presente.
Vamos começar pelo mais importante:
O que é o rel=”nofollow”?
Sempre que você utiliza um “rel=nofollow” em um link, seja em um artigo ou em qualquer parte do site, você está indicando que aquele link não deve transferir o juice (autoridade) de sua página para o seu destino e isso é muito importante, pois mantendo o juice no seu site você consegue maior autoridade. A ausência do rel=”nofollow”, que muitos substituem erroneamente pelo inexistente “dofollow”, significa que a autoridade do domínio será espalhada do seu site para aquele(s) que ele está linkando. É muito importante para o SEO.
E o rel=”noreferrer”, qual é a sua utilidade?
A função do noreferrer é não “carregar” a origem do link junto com ele. Em situações que você, por segurança ou por alguma particularidade, não quer informar a página de destino de onde veio aquele acesso o noreferrer é fundamental, porém se você trabalha com links de afiliados, verifique com a plataforma, se existe algum problema em utilizá-lo e na dúvida não o utilize. Não tem nenhum peso direto no SEO.
E o rel=”noopener”, para que serve?
Para prevenir que páginas abusem do recurso window.opener, o que pode ser considerado uma vulnerabilidade de segurança já que a nova página terá acesso ao objeto window da página de origem e poderá navegar da sua página para um outro url usando o recurso window.opener.location = newURL. Além disso a performance de sua página pode ser afetada caso a página aberta via target=”_blank” execute algum tipo de javascript expansivo. Não tem nenhum peso direto no SEO.
E o rel=”external”, tem alguma utilidade afinal?
O rel=”external”, indica que o documento referenciado não é parte do mesmo site do documento que o referencia. Muitos dizem que o external é um substituto do target=”_blank”, mas não é bem assim, pois ele por si só não abre os links em uma nova janela, precisa de um javascript ou jQuery para que execute tal função. Mas por que usá-lo? Pois o target=”_blank” não é um válido nos padrões do xhtml, portanto se deseja estar de acordo com o xhtml utilize-o com o código abaixo para que tenha a mesma função do target=”_blank”, além de informar que se trata de um link externo. Não tem nenhum peso direto no SEO.